domingo, 28 de fevereiro de 2010
Pesquisa Eleitoral vira terremoto: abala a candidatura de Serra e provoca tsunami no bando da tucanada, aumentando o inferno astral do DEM(único)
As placas tectônicas da disputa presidencial moveram-se no Brasil neste final de fevereiro e um abalo sísmico mais forte que o do Chile atingiu a jugular da coalizão demotucana:
Serra tornou-se o candidato mais rejeitado entre todos os presidenciáveis; em menos de 60 dias, sua vantagem sobre Dilma despencou de 14 pontos para apenas 4 pontos; entre o Datafolha de dezembro e o deste final de fevereiro, tucano perdeu cinco pontos; Dilma avançou cinco;
uma fatia do eleitorado equivalente a 10 pontos mudou de lado na disputa e a reacomodação não favoreceu o conservadorismo nativo; temporada de inundações em SP lavou o verniz midiático que pintava Serra como estadista aos olhos da classe média; enxurrada revelou um político manhoso, tingido com o papel crepon de bom gestor, à frente de uma administração inepta, imprevidente e manipuladora.
Quando o cristal se quebra sob o peso da decepção, fica difícil reverter o plano inclinado dos apoios tradicionais.
O 'estado de catástrofe' está em curso no interior da coalizão demotucana.
Difícil será conter as rachaduras...
(Carta Maior com informações Datafolha; 28-02)
sábado, 27 de fevereiro de 2010
Dilma cresce e encosta em Serra, diz DataFolha: 32 x 28
No mesmo período, a taxa de intenção de voto no governador de São Paulo, José Serra (PSDB), recuou de 37% para 32%.
Com isso, a diferença entre os dois pré- candidatos recuou de 14 pontos para 4 pontos de dezembro para cá.
A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. No entanto, é impreciso dizer que o levantamento indica um empate técnico entre Serra e Dilma.
A pesquisa foi realizada entre os dias 24 e 25 de fevereiro. Foram ouvidas 2.623 pessoas com maiores de 16 anos.
domingo, 7 de fevereiro de 2010
Montenegro do IBOPE virou Cacique Cobra Coral?
publicada quinta, 04/02/2010 às 15:26 e atualizado quinta, 04/02/2010 às 15:26 | 12 Comentários
Na foto, o Cacique com quem Montenegro agora disputa mercado
O presidente do IBOPE, como escrevi em meu post anterior, fez em 2009 uma previsão perigosa: disse que Dilma teria enormes dificuldades para pasar de 15% nas pesquisas - http://www.rodrigovianna.com.br/plenos-poderes/pesquisas-o-chute-de-montenegro-e-o-silencio-global.
A previsão - desmentida pelas últimas pesquisas do Vox Populi e da CNT/Sensus, que já mostram Dilma empatada com Serra - fez com que alguns leitores digam que a Fundação Cacique Cobra Coral devesse concorrer com IBOPE nas projeções eleitorais.
A Fundação, como se sabe, prevê chuvas e outros desastres ambientais. Costuma acertar mais do que o Montenegro.
Não se sabe se a Fundação trabalha para Kassab. Supõe-se que não, pela pouca disposição do aquático prefeito em prevenir inundações dramáticas como a que vitima os pobres (e são pobres mesmo) moradores do Jardim Pantanal, na zona leste paulistana.
Mas o espantoso é que Montenegro voltou à carga, numa tentativa de corrigir o que havia dito em 2009.
Em nova declaração retumbante a Ricardo Kotscho, o homem do IBOPE diz agora que Dilma poderá chegar fácil aos 30% - http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/.
Mas volta a fazer previsões que podem ser desmentidas pela Fundação Cacique Cobra Coral: "O PT não ganha", diz Montenegro.
Só que mais à frente (na nova entrevista), ele admite que, se houver segundo turno “vai ser pau a pau, uma disputa muito radicalizada e polarizada. Se a Dilma ganhar, eu não me supreenderia”.
Entenderam?
Não?
Então, liguem para a Fundação Cacique Cobra Coral - http://www.fccc.org.br/fccc.asp.
Aqui, um resumo sobre a Fundação, extraído do site da instituição: "A Fundação Cacique Cobra Coral foi criada para intervir nos desequilíbrios provocados pelo homem na natureza. Fundada por Ângelo Scritori e tendo a frente sua filha Adelaide Scritori também médium que incorpora o espírito e mentor Cacique Cobra Coral que também já teria sido de Galileu Galilei e Abraham Lincoln. Ângelo Scritori, morreu aos 104 anos, no ano de 2002. "
E, aqui, um resumo sobre o IBOPE, também extraído do site da empresa: "Amplamente reconhecido por sua expertise e transparência, o IBOPE é verbete de dicionário no Brasil e consta como sinônimo de pesquisa, audiência e prestígio. É a única empresa latino-americana a figurar no ranking norte-americano das 25 maiores organizações globais de pesquisa (Honomichl Top 25 Global Research Organizations)."
Pelas últimas declarações do Montenegro, sou mais o Cacique!
12 Comentários | Comentar!
Rodrigo D. comentou em 05/02/2010 às 02:22
DIRETO DO TÚNEL DO TEMPO (PEGA NA MENTIRA): Repórter: %u201CMas o senhor acha certo o Morumbi ser reformado com o dinheiro do BNDES?" Kassab: "A boa novidade é que o dinheiro não virá do BNDES. Já estive em contato com a diretoria do São Paulo. Posso antecipar a você que o dinheiro virá dos patrocinadores. Integralmente. Os contatos aconteceram recentemente. Será a iniciativa privada que bancará a reforma do Morumbi. Isso será ótimo para todos.%u201D http://blogs.r7.com/cosme-rimoli/2009/09/28/kassab-%e2%80%9cbelo-horizonte-e-brasilia-podem-esquecer-a-abertura-da-copa-sera-em-sao-paulo-eu-garanto-%e2%80%9d/?cp=1
Alício comentou em 04/02/2010 às 23:21
O"ACHISMO" é uma teoria "IDIOTA". "Achar" não quer dizer nada,nada, nada, nada ! Montenegro peça para "sair" e saia.
Julio Furukawa comentou em 04/02/2010 às 22:52
Meu caro Rodrigo, embora não tenha nenhum instituto de pesquisas, farei aqui minhas previsões para o meu time na Libertadores.Como corintiano acho que o grande Timão se consagrará Campeão! Mas pela minha pesquisa pode ser que ele não seja! Entendeu? Como o grande "profeta" Montenegro, eu digo, ou o Corinthians será Campeão ou não será! Vai ser pau a pau...
gaúcho comentou em 04/02/2010 às 21:58
Se eu fosse da turma do Botafogo exigiria dessa mala não se identificar como torcedor do fogão, ele é o maior pé frio e dizem já secou até "comigo ninguém pode". Suas previsões e o garfo do Uri Gueller saíram na mesma fornada, é compadre antigo da globo cujos candidatos estão sempre na "frente". Montenegro é malandro de apartamento.
Paulo comentou em 04/02/2010 às 20:52
Rodrigo, é bastante simples de entender: o Mont Blanc teve um sonho em que a viu a Dilma ganhando... pelo psdb !!! Isto ele deve divulgar só qdo ela atingir os 40% dos votos!!! abcs
Douglas Otaviani Tôrres comentou em 04/02/2010 às 20:11
Para que ficar dando "ibope" para um idiota, as declarações desse senhor são dignas do personagem Didi do Renato Aragão. Pelo amor de Deus que credibilidade, alias não vou mais perder tempo com um rídiculo como este.
Agrimaldo comentou em 04/02/2010 às 19:17
Este senhor perdeu a vergonha. Perdeu o censo do ridículo. Ele mente direto e reto, como diria a dona Maria. O seu instituto é o que mais erra pesquisas eleitorais. Goiás sabe disso. A Bahia sabe disso. O Rio sabe disso. Até em BH ele errou, seu instituto apontava a vitória do Lacerda no segundo turno por pouco mais que 50% dos votos, enquanto o DATAFOLHA dava o resultado perto de 70%. O DATAFOLHA acertou. E olha que os dados do DATAFOLHA ainda ficaram um pouquinho abaixo do resultado oficial.
Carlos Everardo Da Silva comentou em 04/02/2010 às 17:25
É incrível a parcialidade de alguns setores da sociedade brasileira. Eles dizem que a ministra Dilma já está em campanha, mas são os conservadores da mídia, dos institutos, da elite e de parte da classe média alta que estão em campanha aberta para eleger José Subprogressista Serra.
Luís Carlos P. Prudente comentou em 04/02/2010 às 17:23
O Ibope deveria contratar os serviços da Fundação Cobra Coral, quem sabe, assim o Ibope acabe acertando como vai terminar a novela das oito que começa depois das nove. Já os resultados das eleições de 2010, nem mais precisa fazer pesquisa, nem o Ibope nem a FCC, pois o resultado já sabemos de antemão: Dilma eleita no primeiro turno!
Francisco Ávner comentou em 04/02/2010 às 16:22
Montetreva deve ser dagueles que fuma maconha estragada. E por falar em maconha estragada, vejam vídeo com reportagem sobre maconha plantada em praça pública, claro que com outro nome. http://www.youtube.com/watch?v=5LXEV9tshWQ&feature=player_embedded
Marcelo comentou em 04/02/2010 às 16:08
Ora,Rodrigo. Não dá pra entener nada simplesmente porque o sujeito atirou para todos os lados. Qualquer coisa que acontecer ele se vangloriá dizendo que acerou em cheio. Você que é um jornalista conhecido, poderia telefonar e perguntar ao Montenegro o que de tão fantástico aconteceu para uma mudança brusca no cenário eleitoral, já que antes Dilma dificilmente alcançaria 15% , e agora chega aos 30% fácil. abs Marcelo
sábado, 6 de fevereiro de 2010
Pesquisas: o chute de Montenegro e o silêncio global (Do Blog de Rodrigo Vianna)
CARTA MAIOR
Na semana passada, a TV Bandeirantes divulgou pesquisa Vox Populi mostrando que Dilma encurtou a distância que a separa de Serra. Na segunda-feira, foi a vez da CNT/Sensus divulgar levantamento que mostra empate técnico entre a candidata de Lula e o candidato de FHC. No Jornal Nacional, um silêncio ensurdecedor. A Globo tem uma velha parceria com o Ibope, para divulgação de pesquisas eleitorais. E o diretor do IBOPE disse, ano passado, que Dilma teria dificuldades de passar dos 15% nas pesquisas. A Globo, presumo, não quis cometer a indelicadeza de divulgar pesquisas que desmintam o velho parceiro. O artigo é de Rodrigo Vianna.
Rodrigo Vianna
Do Blog de Rodrigo Vianna
Na última sexta-feira, a TV Bandeirantes divulgou pesquisa Vox Populi, a mostrar que Dilma encurtou a distância que a separa do (ainda) líder na corrida presidencial, José Serra. Os números estão aqui - http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/vox-populi-dilma-subiu-serra-caiu/.
No Jornal Nacional, da Globo, silêncio absoluto.
Na segunda, foi a vez da CNT/Sensus divulgar levantamento que mostra empate técnico entre a candidata de Lula e o candidato de FHC – http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/cnt-cai-a-vantagem-de-serra.
O Jornal da Record deu destaque ao fato logo nas manchetes de abertura (na “escalada do jornal”, como dizemos em TV). A escolha era óbvia: trata-se de um fato político e jornalístico importante. Muita gente duvidava da capacidade de Lula transferir votos para Dilma. Pelo visto, está a transferir.
De novo, no Jornal Nacional, um silêncio ensurdecedor.
Eu até compreendo. A Globo tem uma velha parceria com o IBOPE, para divulgação de pesquisas eleitorais. Por “coincidência”, é o IBOPE também que mede a audiência dos programas televisivos.
Pois bem: o diretor do IBOPE disse, ano passado, que Dilma teria dificuldades de passar dos 15% nas pesquisas. A Globo, presumo, não quis cometer a indelicadeza de divulgar pesquisas que desmintam o velho parceiro.
Para entender melhor o papel de Montenegro nisso tudo, peço licença ao Ricardo Kotscho, para transcrever trecho de post por ele publicado, em 29 de abril de 2009, no blog “Balaio” - http://colunistas.ig.com.br/ricardokotscho/2009/04/29/para-ibope-doenca-de-dilma-nada-altera/comment-page-8.
Na época, o diretor do IBOPE, Carlos Alberto Montenegro, saiu a campo a dar entrevistas: o objetivo era defender a tese de que Serra era o grande favorito na eleição de 2010 (na época, os números mostravam mesmo isso), e que nada faria mudar esse quadro: Lula teria imensa dificuldade em transferir votos.
Montenegro não falou só com o Kotscho. Declarações do dono do IBOPE salpicaram páginas de revistas e jornais. O Kotscho resumiu assim o pensamento do Montenegro sobre as chances de Dilma:
* A transferência de votos do presidente Lula para ela chegará mais adiante a um patamar de 15%. A partir daí, será difícil conquistar cada ponto a mais.
* O mesmo vale para qualquer outro candidato do governo na lista que será pesquisada para saber quem teria mais chances na eleição, caso Dilma seja obrigada a desistir da campanha, e Lula tenha que buscar outro nome. Tarso, Ciro, Palocci, Patrus, Haddad, qualquer um deles receberia o mesmo índice de transferência de votos e teria a mesma dificuldade para crescer a partir daí.
* A campanha de 2010 deverá mesmo ficar polarizada entre o candidato do governo e o candidato da oposição. Sem candidato, mais uma vez, o PMDB se dividiria meio a meio entre os dois lados da disputa. Ciro Gomes só seria candidato, em caso de desistência de Dilma, se for apoiado por Lula. Heloísa Helena e Cristovam Buarque desta vez não teriam espaço para suas candidaturas.
* O candidato da oposição será o tucano José Serra, do PSDB, que mantém seu amplo favoritismo na corrida presidencial e tem chances de vencer já no primeiro turno.’’
A favor de Kotscho, diga-se que ele é próximo de Lula (foi assessor de Lula em várias campanhas, e integrou a equipe presidencial no primeiro mandato). Portanto, teria todo interesse em divulgar tese que favorecesse a candidata de Lula. Acontece que Kotscho, por ser lulista, não deixa de ser jornalista. Fez o que devia: publicou a tese de Montenegro.
O fato é que os números do Vox Populi (na última sexta) e do CNT/Sensus (nesta segunda) desmentem Montenegro, de forma categórica.
Claro que muita coisa pode acontecer até outubro. Não acho que a vida de Dilma será fácil. Há uma imprensa desesperada pela perda de poder – disposta a tudo para tirar o PT do Planalto. Disposta até a apoiar Serra – que (goste-se ou não dele) é o menos liberal dos tucanos, homem que no governo FHC batia de frente com a idéia do “Estado mínimo”.
Parece que – além dos velhos barões da imprensa, da classe média saudosa dos milicos, e de políticos profissionais demo-tucanos preocupados com a perspectiva de permanecer mais 4 anos longe do poder central – há mais gente disposta ao vale tudo contra Dilma.
Estranha a atitude do dono do IBOPE. Ele teria bola de cristal? Ou saiu a campo prestando serviço a alguém?
Uma coisa é certa: Montenegro prestou enorme desserviço ao IBOPE.
Imaginem se não houvesse outros institutos de pesquisas eleitorais? A gente deve confiar no IBOPE depois das declarações de Montenegro em 2009? O IBOPE vai divulgar números que desmintam o dono da empresa? Estou apenas testando hipóteses.
Para medir audiência televisiva não há concorrentes. Montenegro nada de braçada. Não é à toa que a Conferência Nacional de Comunicação sugeriu a criação de um instituto independente para medir audiência televisiva.
Até porque as verbas públicas de publicidade são investidas de acordo com audiência. E quem mede audiência? Só o Montenegro.
Qualquer dia desses ele aparece por aí dizendo que a novela X tem mais chance de ter audiências altas do que a novela Y. E não haverá números de concorrentes para desmenti-lo. Só os números do IBOPE.
Montenegro já foi presidente do Botafogo. Torce pelo time de General Severiano. Nos últimos anos, o time dele não teve muita sorte: perdeu três campeonatos pro Flamengo no Rio, foi pra segundona no Brasileiro, e ano passado quase caiu de novo.
O Montenegro, como torcedor, é meio pé-frio.
Ele torce pra mais alguém, além do Botafogo?
Não sei. Mas a Globo deve saber.
fábio comentou em 05/02/2010 às 12:35
..Rodrigo. ..Acho que o Montenegro,...poderia fazer um,..POOL de "empresas" de previsão. ..Poderia chamar a,...MÃE diná,...o,... UALTER mercado,....o,..INRRI cristo e aquela mulher ...que LÊ a BÔRRA do café,...lembra?..Ela foi no,..JÔ. ...Acho que assim ele conseguiria "LEVÃNTAR" O MORAL do,...IBÒPE,...pois já,já, a globo, ...vai JOGÁR o,...Montenegro....LADEIRA abaixo. ...E o IBÓPE,.....vai virar um "MONTE" DE ESCOMBROS parecido com o,....HAÍTI.